CCS: SUSTENTABILIDADE PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE

A importância da sustentabilidade protegendo o meio ambiente, não é nada trivial, é a proteção à vida não somente do planeta, mas de toda a humanidade.

E imaginar que a preservação seja para o futuro das próximas gerações, não se engane, é para o nosso presente — as consequências do mau uso dos recursos naturais e poluição desenfreada do planeta — está cada dia mais visível à população global.

A CCS adota em sua política de gestão, práticas sustentáveis em todos os processos, para a preservação do meio ambiente e como incentivo aos seus colaboradores e a comunidade, atuando com uma gestão social, uma gestão ambiental e uma gestão econômica eficientes e com responsabilidade.

O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidade, também conhecido como “triple bottom line”, foi criado por John Elkington, na década de 1990, com o seu livro Sustentabilidade — Canibais com garfo e faca e está alicerçado em três pilares.

Segundo a Universidade de São Paulo (USP), por meio de seu Laboratório de Sustentabilidade (LASSU), os três pilares da sustentabilidade, ou seu tripé, constituem-se nos aspectos ambientais, econômicos e sociais, que devem se inter-relacionar visando atender ao conceito de sustentabilidade.

Porém, esta discussão não é de agora, remonta por volta dos anos 1700, com o primeiro Tratado sobre Silvicultura, escrito por Carl von Carlowitz, que comentava sobre a necessidade de pensar em uma solução para a rápida degradação ambiental.

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE

A importância da sustentabilidade vai muito além de um conceito ou uma prática ambiental isolada, representa muito mais, ela é um alicerce para um futuro em equilíbrio, entre a natureza e a sociedade.

Analisaremos os pontos mais cruciais desse compromisso com o planeta, expondo cada um e mostrando a sua relevância:

  1. Preservação do Meio Ambiente: a sustentabilidade protege os ecossistemas, a diversidade biológica e faz a manutenção do que é essencial para a saúde de nosso planeta:
  1. Garantia do bem-estar futuro: as práticas sustentáveis garantem as futuras gerações a possibilidade de desfrutar de um ambiente saudável e recursos abundantes;
  1. Equilíbrio dos Ecossistemas: as ações sustentáveis promovem a harmonia na relação entre seres humanos e os ecossistemas, propiciando uma coexistência equilibrada;
  1. Combate às Mudanças Climáticas: a sustentabilidade é um grande aliado no combate às mudanças climáticas, ao reduzir as emissões de carbono e minimizando os impactos negativos;
  1. Promover Desenvolvimento Sustentável: a prioridade é promover o desenvolvimento econômico, sem o comprometimento dos recursos naturais, essencial para as futuras gerações;
  1. Promover a Inclusão Social e Justiça: a que temos outra faceta da sustentabilidade, além da ambiental, tem um compromisso social, criando sociedades mais justas, com igualdade e inclusão social;
  1. Redução Poluição e Resíduos: as boas práticas sustentáveis minimiza os resíduos e a poluição de forma responsável, protegendo ecossistemas e comunidades;
  1. Atrair consumidores e investidores conscientes: empresas e consumidores que aderindo às demandas por produtos e ações éticas,

contribui para a responsabilidade social;

O grande desafio de todos nós deve ser o comprometimento com a ética e a responsabilidade individual e coletiva, com adoção de medidas sustentáveis, para garantir o futuro de toda a sociedade.

A CCS CUMPRINDO O SEU PAPEL NA SOCIEDADE

A CCS desde a sua fundação tem uma vocação natural — o da transformação, que está inserido em todas as suas ações, quer na transformação de metais em soluções ou na mudança de um status quo.

Não seria diferente em relação à sustentabilidade, cuja transformação é a mudança de paradigmas, o modo como cuidamos da natureza e dos indivíduos, não afeta apenas a uma coletividade, mas interfere em todo o sistema de sobrevivência do mundo.

Há mais de 14 anos, a CCS buscou esta transformação, quando foi certificada com o ISO 14001, demonstrando o nosso comprometimento com um sistema de gestão ambiental, visando a proteção do meio ambiente, por meio da adoção de práticas sustentáveis em todos os nossos processos produtivos.

A partir daí, a CCS implantou medidas educativas com os nossos colaboradores, em consonância com os nossos valores — como o respeito à vida, à saúde e ao meio ambiente, expandindo-os para nossos clientes, fornecedores e a comunidade.

Mas as ações não ficaram restritas apenas à gestão ambiental, foram integradas à gestão social, na valorização do capital humano e na gestão econômica, com um sistema de governança corporativa, com base no Sistema de Gestão Integrada.

Na gestão ambiental, desenvolvemos ações que vão desde a coleta seletiva do lixo, a reutilização da água, reciclagem de insumos para a produção, utilização de equipamentos para o baixo consumo de energia, entre outros, com um monitoramento permanente, para evitar danos ao meio ambiente.

Em relação à gestão social, o capital humano é um dos pilares que confere à CCS um grande diferencial, pela valorização dos talentos, diversidade e a inclusão de nossos colaboradores, que eleva a nossa competitividade.

A CCS promove uma cultura inclusiva, sem a ligação com o preenchimento de cotas, porque está muito, além disso, estes conceitos de diversidade e inclusão, estão formatados no DNA da CCS, algo concreto que gera inovação e o sentimento de pertencimento.

A profusão de ideias que emanam desta conjunção, de diferentes personalidades, é extremamente valioso, a criação de um ambiente mais diverso e inclusivo, fortalece a multiplicidade de soluções aliado às tecnologias, garante um desenvolvimento pessoal e coletivo, gerando um crescimento organizacional e o aumento de valor de mercado. 

A gestão econômica, está embasada em uma governança corporativa, orientada com base no Sistema de Gestão Integrada SGI que otimiza os processos internos, tornando-os mais ágeis e objetivos.

Este sistema de gestão integrada, alinhada aos Procedimentos, Diretrizes e Métricas da organização, permite uma maior clareza de propósitos, para proporcionar aos nossos clientes a melhor satisfação.

A CCS atua preventivamente em suas atividades e condutas, que possam ocasionar riscos à imagem e à reputação da empresa e de seus colaboradores, clientes e fornecedores e estão vinculadas à ética e às melhores práticas da governança corporativa.

A nossa governança corporativa está pautada em nosso Código de Ética e Conduta e nos nossos Valores e Atitudes Institucionais. A governança da CCS está apoiada em cinco pilares: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa, compliance, que norteiam todas as nossas ações.

Os pilares da sustentabilidade, aliado aos nossos valores, propiciou o nosso fortalecimento e crescimento, transformando-nos em uma das maiores empresas no segmento de transformações de metais.

Assim, como a CCS tem uma vocação natural para a transformação, também tem para a inovação, duas condições que trouxeram um desenvolvimento tecnológico e um crescimento pessoal e coletivo, colaborando para que os nossos processos se tornassem otimizados, mais ágeis e assertivos, conquistando o mercado em que atuamos.

Nos tornamos especialistas no fornecimento de conjuntos soldados de médio e grande porte, agregando pintura e montagem final na linha de montagem de nossos clientes.

Nossos clientes são os maiores players do mercado de máquinas para a pavimentação, mineração e construção civil, máquinas e implementos agrícolas e no mercado de movimentação de materiais e empilhadeiras.

A CCS coopera com a sustentabilidade na proteção do meio ambiente, mitigando os impactos ambientais, fortalecendo a inclusão e a diversidade, capacitando pessoas com programas de treinamentos e uma gestão econômica baseada na transparência e na ética. 

Nós da CCS temos um propósito intrínseco em todas as nossas ações, um propósito que é a nossa base e que nos representa, algo em que acreditamos e propagamos, a mudança que queremos no mundo começa com cada um de nós, este é o nosso propósito: “melhorar o mundo através da transformação do aço, das nossas ideias e de nós mesmos”.

Rolar para cima