A governança corporativa é um dos pilares que definem as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), um conceito que ganha cada vez mais relevância no mundo dos negócios.
Ela envolve uma série de práticas, regras, costumes e direcionamentos que fazem com que as empresas trabalhem integradamente, conhecendo seus objetivos e qual parte cabe a cada um neste processo.
Esse tipo de governança tem por objetivo a melhoria e otimização das relações entre os colaboradores, administradores, clientes, parceiros de negócios, com um acompanhamento constante dos grupos envolvidos, para um contínuo crescimento.
Em outras palavras, a governança corporativa refere-se à definição de processos, normas e práticas que auxiliam as empresas a serem gerenciadas de forma ética, transparente e responsável.
O QUE É ESG E SEUS PRINCÍPIOS
O termo ESG surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada “Who Cares Wins”. Os critérios da ESG estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, uma iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.
O critério ESG está pautado em três pilares fundamentais: pilar ambiental, pilar social e pilar de governança, abrangendo um amplo espectro de ações e políticas:
Pilar Ambiental (E):
- utilização eficiente da água, energia e matérias-primas, com foco na redução do desperdício;
- programas para redução dos resíduos, com reutilização e a reciclagem;
- ações que visem a proteção da fauna e da flora locais, especialmente em áreas próximas às operações da empresa;
- estratégias para a redução da pegada de carbono, incluindo iniciativas para a compensação do carbono.
Pilar Social (S):
- promoção de condições de trabalho justas, salários dignos e benefícios para os funcionários;
- políticas para garantir um ambiente de trabalho diverso e inclusivo;
- implementação de práticas para garantir um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores;
- políticas para prevenir o trabalho infantil, o trabalho escravo e outras práticas antiéticas em toda a cadeia de suprimentos.
Pilar Governança (G):
- divulgação clara e acessível das informações aos colaboradores;
- desenvolvimento de códigos de conduta ética e práticas anticorrupção;
- garantia de um conselho diversificado e independente para melhorar a governança;
- estabelecimento de estruturas robustas de gerenciamento de riscos e conformidade regulatória.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA AS EMPRESAS
O principal objetivo da governança corporativa é garantir que as empresas estejam tomando medidas práticas e mensuráveis para a redução dos impactos ambientais, mantendo-se operando de forma justa e responsável com as pessoas envolvidas neste processo e com um gerenciamento ético e transparente.
Em um processo em que todos os envolvidos assumem as suas responsabilidades, visando a otimização dos resultados, obtemos os benefícios que estas práticas oferecem. Vamos conhecê-las?
- A empresa: quando uma empresa adota uma gestão ética e transparente, buscando a eficiência operacional, a redução de riscos e a maximização de resultados a longo prazo, auxilia a consolidação da imagem da empresa no mercado, atraindo investimentos, clientes e talentos.
- Os investidores: as boas práticas de governança corporativa transmitem confiança e credibilidade, que reduzem os riscos de fraude e corrupção. Isso gera maior segurança para os investidores, aumentando a liquidez das ações e, consequentemente, o valor de mercado da empresa.
- Os colaboradores: com a transparência na gestão, as oportunidades de crescimento estão baseados na meritocracia e ética nos negócios, são elementos que tendem a atrair e reter os talentos, motivando-os a contribuir para o crescimento da empresa;
- Os clientes: uma empresa que adota uma governança corporativa que investe em inovação, responsabilidade social e ambiental, tende a conquistar a preferência dos consumidores, que valorizam as empresas engajadas em causas relevantes.
- A comunidade: as empresas que adotam as boas práticas da governança corporativa, tendem a promover a diversidade e a inclusão, a investir em projetos sociais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades ao seu redor.
Quando as empresas adotam estas práticas mensuráveis de governança, as mesmas demonstram seu comprometimento com o meio ambiente, com a sociedade e com a ética, o que, inevitavelmente traz consigo, o aumento da reputação da marca e melhores resultados financeiros.
Afinal, investidores buscam por empresas onde possam investir com segurança, que tenham boas práticas que garantam a ética, a responsabilidade e transparência em todos os seus processos.
GOVERNANÇA DA CCS: CONHEÇA NOSSOS PILARES!
O DNA da CCS está baseado em um Sistema de Gestão Integrado — SGI, que tem uma abordagem que faz a unificação e a integração de diversos sistemas de gestão em uma mesma estrutura, abrangendo as mais diversas áreas da empresa, como, segurança da informação, qualidade, marketing, financeiro, contabilidade, saúde, segurança ocupacional, entre outros
O Sistema de Gestão Integrado — SGI demonstra que a empresa zela não só pela qualidade dos serviços que realiza, mas também pelo cuidado com os seus colaboradores e o ambiente do trabalho, além de cumprir rigorosamente com a responsabilidade no cumprimento de regulamentos, legislações e exigências normativas.
Dessa maneira, o Sistema de Gestão Integrado — SGI, tem por objetivo auxiliar na organização e integração dos fluxos de informações em todos os processos da empresa em um único lugar, tornando a tomada de decisão mais ágil e assertiva, pois esta metodologia garante mais qualidade e confiança.
A governança da CCS está embasada em nosso Código de Ética e Conduta e em nossos Valores e Atitudes Institucionais, um legado deixado pelo nosso fundador, Sr. Almir Ciarrocchi, como pilares de conduta de todas as nossas ações.
Além disso, a governança da CCS também está alicerçada em cinco pilares: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e compliance:
Transparência: todos os nossos processos são executados com clareza e limpidez, com foco na honestidade empresarial e na ética que permeia todas as nossas ações;
Equidade: a CCS tem como princípio atuar sempre com justiça e imparcialidade, agindo com isenção buscando a neutralidade, sem a tomada de partidos, priorizando a honestidade.
Prestação de Contas: honramos todos os compromissos assumidos, sempre com objetividade e transparência em tudo que fazemos, nas transações executadas e contratos firmados.
Responsabilidade corporativa: a CCS tem a prerrogativa em atender todas as demandas, contratos negociados com nossos clientes, sempre proativamente, cumprindo com nossas obrigações com qualidade e segurança, respeitando todos os processos definidos em nosso SGI, priorizando os nossos colaboradores, fornecedores e clientes.
Compliance: a CCS com base em nosso Código de Ética e Condutas, sempre atua preventivamente em suas atividades e condutas que possam ocasionar riscos à sua imagem e reputação, de seus colaboradores, clientes e fornecedores, pautando todas as suas iniciativas na ética e nas melhores práticas de governança corporativa.
A CCS por meio de uma cultura inclusiva promove a diversidade, a equidade e a inclusão em todas as cadeias produtivas de nossa organização, propiciando um ambiente agradável e colaborativo, com ações que geram inovação e o sentimento de pertencimento.
Para nós da CCS a cultura inclusiva não é uma simples questão de cotas, acreditamos que a diversidade amplia os nossos horizontes, porquanto a convivência com culturas e as especificidades de cada colaborador, contribui para um crescimento pessoal e coletivo, na inserção de novas ideias, agregando valor a nossa empresa — este é o nosso grande diferencial — o nosso capital humano!
E não medimos esforços para melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores, com benefícios relativos à saúde e seu bem-estar, entregando ambientes acolhedores e seguros para desenvolver suas atividades com total tranquilidade.
A CCS promove a capacitação de seus profissionais com treinamentos que visam contribuir para a sua evolução profissional, aprimorando de forma contínua os conhecimentos e competências, qualificando-os para o aperfeiçoamento de suas funções e viabilizando a sua ascensão profissional.
Acreditamos que o acaso não existe, tudo é uma questão de dedicação e esforço, de muito trabalho em busca do mesmo objetivo comum e, se a CCS alcançou o seu espaço no mercado corporativo como uma das maiores empresas do mundo no segmento da transformação do aço em soluções, com certeza, isto se deve a nossa governança corporativa, que coloca o seu capital humano, acima do ganho empresarial.
A CCS acredita que quando nos unimos em prol de um mesmo ideal, onde todos, colaboradores, diretores, clientes e fornecedores ganham, o sucesso é inevitável, pois todos trabalham para o mesmo objetivo, dando sentido a uma frase bem conhecida: “um por todos e todos por um”.