A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DE PESSOAS — UMA MARCA DA CCS

Em mundo globalizado e competitivo cada vez mais, os profissionais buscam pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, optando por empresas que apoiem a valorização de pessoas, que é essencial para promover a qualidade de vida.

A principal marca da CCS é o seu capital humano, afinal, empresas são feitas de pessoas e para pessoas, sendo elas o principal ativo de qualquer organização.

Conforme um estudo realizado pela Robert Half, empresa de recrutamento reconhecida internacionalmente entre as melhores do mundo no segmento, a felicidade no trabalho está associada a fatores como o empoderamento dos colaboradores, relações de trabalho positivas e a valorização de pessoas.

O QUE É O CAPITAL HUMANO E COMO SURGIU

O capital humano representa um conjunto de recursos imateriais que agregam valor aos colaboradores por meio de suas experiências, conhecimentos técnicos, comportamentos, habilidades e competências pessoais.

Este conceito de capital humano foi estabelecido pelo economista Theodore Schultz, durante seu trabalho no Centro de Estudos Avançados das Ciências do Comportamento, na década de 1950.

A definição do termo dado pelo economista na época foi: “Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho, de modo a produzir valor econômico”.

O estudo visava explicar a origem do aumento na produtividade das empresas da época, que ocorreu simultaneamente com o investimento em educação profissional.

Com base nisso, o estudioso estabeleceu uma relação entre a educação e uma maior eficiência no trabalho, concluindo que, quanto mais bem preparados os colaboradores, maior é o capital humano da empresa.

O termo “capital humano”, só se tornou popular em 1961, quando o professor Schultz publicou um artigo na revista American Economic Review, intitulado “Investment in Human Capital”, ou seja, Investimento em Capital Humano.

O professor Schultz relacionou brilhantemente o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países com os resultados das empresas que investem no desenvolvimento de seus colaboradores. A teoria foi tão revolucionária que causou um impacto no mundo empresarial, reconhecida em 1970, com o Prêmio Nobel de Economia.

A partir daí, as empresas, governos e instituições públicas passaram a utilizar o termo “capital humano” ao se referir ao valor agregado das pessoas nas atividades de uma empresa ou país.

A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO PARA AS EMPRESAS

O capital humano é um dos pilares que confere diferenciais e eleva a competitividade de qualquer organização.

Para termos uma noção de sua importância e o impacto do capital humano sobre os resultados, vale lembrar que, mais do que uma estrutura física, a empresa é formada pelas ações das pessoas.

E podemos avaliar esta afirmação, de uma maneira bem simples e prática, com o advento da internet, é possível montar e operar uma empresa sem que haja uma sede física, concentrando todas as ferramentas, comunicação e atendimento no ambiente digital.

Todavia, se não houver ao menos uma pessoa trabalhando nessa empresa, ela não funcionará e não é nenhum exagero afirmar que uma organização não existe sem o capital humano.

VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO: UMA MARCA DA CCS

A CCS reconhece a importância das pessoas em sua organização, ao entender que elas são o seu principal ativo e sem o qual nada acontece!

O desempenho de nossa empresa está intimamente relacionado ao nosso capital humano, por ser a partir dele que a organização ganha ferramentas para solucionar problemas.

Esta é a principal marca da CCS, que nos acompanha desde a nossa fundação, com os princípios e valores instituídos pelo nosso fundador, o Sr. Almir Ciarrocchi.

A valorização do capital humano influencia nos resultados das organizações e consequentemente possui um valor econômico, que molda o comportamento, as decisões e a produtividade dos colaboradores, de modo a tornar a empresa mais lucrativa.

Além disso, representa um componente essencial para estimular a inovação, tão necessária para a sobrevivência e a expansão no mercado atual, que sofre transformações em ritmo acelerado.

A CCS PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA

O propósito da CCS é melhorar o mundo através da transformação do aço, das nossas ideias e de nós mesmos, este é o DNA da CCS, que nos define e que permeia todas as nossas ações.

A transformação do aço, começa com cada um de nós, em cada setor de nossa empresa, com a colaboratividade das equipes, o engajamento dos colaboradores, com justiça e equidade no gerenciamento dos administradores, é a homogeneidade de objetivos, a clareza dos valores que conduzem ao sucesso!

A CCS tem como condição indispensável promover a qualidade de vida de seus colaboradores, envolvendo cuidados com a saúde com planos de benefícios: plano médico e odontológico, seguro de vida, assistência médica móvel, cesta básica, entre outros benefícios, visando o bem-estar.

Mas os cuidados não param por aí, a CCS preocupa-se em criar ambientes seguros e saudáveis, investindo em melhores condições de trabalho, que permitam aos seus colaboradores sentirem-se acolhidos, gerando um sentimento de pertencimento.

Há um constante aprimoramento em promover eventos e programas onde os nossos colaboradores possam ser ouvidos, programas como “Minha História”, com histórias que nos mostram a resiliência e coragem na superação de dificuldades ou “CCS por Você”, onde são apresentados as novidades de melhorias e novas iniciativas visando o bem-estar da Família CCS.

Tudo isto é possível e gera resultados, porque a CCS cria e promove um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo onde a diversidade é o principal elemento agregador, pois ao combinar diferentes culturas proporcionam experiências únicas, dando vazão à inovação e toques de criatividade, culminando em novas soluções.

A qualidade de vida também está alicerçada no desenvolvimento profissional e pessoal, mediante programas de treinamentos voltados para a capacitação técnica nas mais diversas áreas, treinamentos motivacionais, programas de formação, coaching executivo, desenvolvimento de liderança, dentre outros.

Nos programas como o PertenSer, que tem o compromisso de promover a Diversidade, Equidade e Inclusão, também engloba outros programas como o Empodera, que visa o empoderamento feminino para aumentar suas capacidades.

Atualmente, o programa Empodera estruturou um programa de Mentoria para Mulheres, com o intuito de promover a capacitação e aceleração da carreira feminina para alcançar posições de liderança.

Temos ainda ações como o programa “Geração de Aço”, comprometido em cultivar talentos e oferecer oportunidades incríveis para Trainees, ou com ações de sustentabilidade e solidariedade, entre tantas outras ações que geram crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo, agregando valor à marca e à empresa.

A CCS além da transformação do aço, transforma a vida de seus colaboradores, da comunidade à sua volta, visando a transformação do mundo, com uma pequena e importante parcela de cada um de nós.

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