IGUALDADE SALARIAL UMA MARCA DA CCS

A igualdade salarial é uma marca da CCS e está alinhada aos pilares da nossa gestão de governança corporativa: equidade e compliance.

Atualmente, a busca pela equidade salarial e inclusão, tornou-se uma prioridade para empresas de todo o mundo, reconhecendo a necessidade de promover a igualdade e combater a discriminação no local de trabalho.

Para eliminar as diferenças sociais, o governo promulgou em 03 de julho de 2023, a Lei n.º 14.611/2023, que dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres para a realização de trabalho de igual valor ou pelo desempenho de mesma função. 

Esta lei é conhecida como Lei da Igualdade Salarial, tendo como principal objetivo promover a igualdade salarial, proibindo a discriminação com base no sexo, raça, etnia, origem ou idade.

Para garantir o cumprimento desta legislação, as empresas com 100 ou mais trabalhadores são obrigadas a publicar relatórios semestrais de transparência salarial, incluindo critérios de remuneração e indicadores de igualdade e inclusão, que proporcionem uma visão clara e objetiva das práticas salariais da empresa.

A LEI DA IGUALDADE SALARIAL E SUA IMPORTÂNCIA

O descumprimento da Lei da Igualdade Salarial pode resultar em multas significativas, além de danos morais e impactos culturais na imagem da empresa.

Especialmente num contexto onde a responsabilidade social corporativa e a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) estão no centro das atenções, as empresas que não cumprem as diretrizes de equidade salarial podem enfrentar graves consequências reputacionais e legais.

É, portanto, essencial que todos os líderes empresariais que desempenham um papel relevante, promovam a implementação da Lei da Igualdade Salarial e apoiem práticas de diversidade e inclusão. E não se trata apenas de cumprir as exigências legais, mas de fortalecer a imagem da empresa e o seu compromisso com os valores da igualdade e da justiça social.

O COMPLIANCE E A IGUALDADE SALARIAL

Equalizar as disparidades salariais entre homens e mulheres, coloca desafios significativos para as empresas, exigindo uma revisão profunda de suas políticas e práticas de remuneração.

A Lei de Igualdade Salarial além de ser uma obrigação legal, promove a igualdade salarial e de inclusão, medidas essenciais para criar um ambiente de trabalho mais justo, diversificado e produtivo.

As empresas que adotam a diversidade e a igualdade de oportunidades, não estão atendendo apenas às demandas regulatórias, mas deixando explícito o seu compromisso com os princípios de equidade e justiça social, fortalecendo sua posição no mercado e colaborando para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Neste contexto, o compliance se revela um instrumento indispensável, não apenas para estabelecer a conformidade da Lei, mas como um aliado para promover um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

O compliance é um programa de conformidade empresarial, um conjunto de regras, políticas e procedimentos que devem estar conforme as leis e regulamentos aplicáveis ao negócio.

A adoção de práticas do compliance podem auxiliar na implementação de políticas a favor da diversidade e inclusão, igualdade salarial e segurança no ambiente profissional.

O COMPLIANCE E A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO

O compliance é uma excelente ferramenta para a promoção da diversidade e inclusão, sendo um programa de conformidade empresarial, pode auxiliar na avaliação de riscos, propor ações, treinamentos e monitorar o andamento das metas que precisam ser alcançadas.

A política de diversidade e inclusão não se resume ao recrutamento e seleção de um time diverso, mas abrange a construção de uma cultura inclusiva.

Há, ainda, outros benefícios tangíveis envolvendo a diversidade e inclusão, que geram valor para a empresa, ao promover o desenvolvimento da criatividade por meio da variedade de talentos, com diferentes experiências, habilidades e pontos de vista, aumentando as chances de resolver problemas com maior rapidez e eficiência em relação a uma equipe de pessoas com perfis semelhantes.

Além disso, as empresas com equipes de liderança mais diversificadas, são as que apresentam os melhores desempenhos financeiros, obtendo vantagens competitivas diante de seus concorrentes.

IGUALDADE SALARIAL UMA MARCA DA CCS

A CCS possui um programa corporativo de compliance que elabora projetos visando a diversidade e inclusão em todos os setores de sua organização, capacitando os seus colaboradores com o intuito de evidenciar suas habilidades e promover os seus talentos, em igualdade de oportunidades.

Em nosso programa de diversidade de gênero, não limitamos a quantidade de colaboradores em homens e mulheres, prova disso é que, contamos com uma política de recrutamento totalmente diversa e inclusiva, alocando mulheres nas mais variadas funções e posições dentro de nossa empresa.

A equiparação salarial está em acordo com a Lei da Igualdade Salarial, que impõe uma remuneração justa baseada na transparência e meritocracia. Desta forma utilizamos estratégias que garantam a igualdade salarial:

  • Realizando análises periódicas de remuneração;
  • Estabelecendo critérios claros e transparentes para determinar os salários;
  • Fornecendo treinamento para gestores.

Além disso, promovemos incentivos para as mulheres conseguirem assumir posições de liderança, por meio de programas de mentoria, políticas de promoção baseadas no mérito e processos seletivos inclusivo e justo.

Neste contexto, a CCS promove vários programas visando o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, como o programa Empodera, que visa a potencialização de talentos femininos.

A CCS também desenvolve um programa voltado exclusivamente para a diversidade, equidade e inclusão, denominado PertenSer, visando criar um ambiente mais acolhedor e representativo, com ações que fortaleçam a importância da diversidade e uma cultura inclusiva.

Há outros programas que visam o crescimento pessoal e profissional, como o Evoluir, que oferece oportunidades para a transformação de carreiras; programas de Desenvolvimento de Liderança; cursos de Formação de Soldadores tanto para os colaboradores quanto para a comunidade, uma infinidade de ações para desenvolver os talentos, melhorar a performance e as metas salariais.

A CCS acredita que a igualdade salarial é uma conquista pelo esforço e dedicação e precisa estar disponível a todos os colaboradores, sem nenhuma exceção e, que todos devem estar em igualdade de condições para alcançar as metas desejadas.

Fornecer estas condições por meio de cursos de especialização e treinamentos a todos os nossos colaboradores, para a CCS é cuidar do nosso principal ativo — o nosso capital humano e isso, reflete o nosso compromisso de transformar o aço em soluções!

Rolar para cima