AÇO QUE MOVE A CONSTRUÇÃO CIVIL

Não é de hoje que o aço move a construção civil, isso já vem ocorrendo desde o final do século XIX com a criação do concreto armado e, sua demanda cresceu em nossos dias, devido à implementação das novas tecnologias disponíveis.

Atualmente, já existem diversos tipos de aço com propriedade e usos muito específicos em construções. O uso está disponível em uma ampla variedade de formatos na indústria siderúrgica, como chapas, tubos, cabos, barras, perfis e telhas metálicas, considerados matéria-prima base na edificação de uma obra.

Tanto é verdade, que a demanda por aço no Brasil é tão alta que, segundo a Aço Brasil — entidade representativa das empresas brasileiras produtoras do aço — o país encontra-se entre os dez maiores produtores de aço do mundo. São 31 usinas brasileiras produzindo aço, com capacidade para gerar mais de 51 milhões toneladas do material ao ano.

AS VANTAGENS DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A construção civil é um dos setores que está em constante aprimoramento e desenvolvimento, principalmente nas áreas de segurança no trabalho, buscando eficiência, rapidez e qualidade dos serviços, além de ser um bom exemplo de inovação.

O aço na construção civil permite que isto seja possível, devido às diversas vantagens que o mesmo possibilita, começando por suas edificações até a finalização das obras, uma vez que as estruturas metálicas demandam menos tempo de conclusão nas construções, menos desperdício de material e consequentemente o aumento da produtividade.

  1. FACILIDADE DE TRANSPORTE E MANUSEIO

Entre as várias vantagens do aço, o destaque fica para a sua alta resistência, uma vez que os elementos que o compõem não precisam ser grandes ou robustos para atender a demanda da construção civil. Pelo contrário, as peças são menores e mais finas, com um peso acessível, facilitando o manuseio e o transporte do material.

  1. RESISTÊNCIA A CORROSÃO

Outra grande vantagem do aço é a sua alta resistência à corrosão. Além disso, a eficiência do aço permite que o mesmo passe por processos, como a galvanização, conferindo ao aço uma proteção bastante eficaz à corrosão, aumentando a durabilidade em quatro vezes — se comparado ao aço comum.

  1. REDUÇÃO DO TEMPO DE OBRA

Como o aço já chega pronto no canteiro de obras, com todos os elementos que compõem o aço, o tempo gasto na construção é bem menor. Além disso, ocorre a redução de custos, garantindo um retorno do investimento mais rápido para a empresa/cliente. Por essa singularidade, o aço está presente em muitas obras, podendo ser aplicado em simples edificações, como em estruturas de concreto armado, ou sendo o corpo estrutural da construção.

Todavia, o aço não se limita apenas a esse tipo de obra, ele se faz presente na construção de pontes, viadutos, estradas, estádios, entre outros. O aço também está presente em uma das mais famosas construções do mundo, a Torre Eiffel, onde foi utilizado, pasmem, 324 metros de aço!

  1. APROVEITAMENTO DE ESPAÇO

Com os pilares e vigas de aço é possível um melhor aproveitamento de espaço interno nas construções, em comparação com as armações de concreto. Assim, por ocuparem uma metragem menor, conseguem aumentar as áreas úteis das edificações, se tornando um diferencial para garagens, galpões e outros projetos.

Outro ponto bastante interessante é que, as estruturas metálicas por serem totalmente flexíveis, podem ser adaptadas em diversos tipos de empreendimentos, dando aos profissionais uma liberdade maior de criação, resultando em projetos arquitetônicos marcantes e diferenciados.

  1. FLEXIBILIDADE

Outra vantagem do aço é a sua flexibilidade, suas estruturas são compatíveis com qualquer tipo de material de acabamento, desde os tradicionais tijolos e blocos até os materiais pré-fabricados.

Isto porque o aço se encaixa perfeitamente nas edificações que necessitam de adaptações, reformas ou mudanças. Ao utilizar esse modelo de estruturação, fica mais fácil projetar as passagens de água, ar condicionado, fios de eletricidade, telefonia, informática, esgoto, entre outros.

  1. ECONOMIA

A economia fica evidente nas construções, uma vez que o aço é um material mais leve, acaba aliviando as cargas nas fundações e o desperdício de material. Assim as estruturas metálicas podem ser utilizadas em várias frentes de trabalho e em diversos serviços simultaneamente, reduzindo o tempo e a mão de obra das construções. 

Outra vantagem do aço é que os produtos feitos em aço podem ser fabricados sob medida por serem produzidos por profissionais altamente qualificados, garantindo uma qualidade superior para as edificações.

  1. MEIO AMBIENTE

Além de todas as vantagens, esta é sem dúvida, a grande aposta para os nossos dias, onde a sustentabilidade é o ponto focal que movimenta todas as áreas das atividades humanas.

Sendo o aço totalmente reciclável, permite a sua reutilização em outras estruturas, sem que ocorra nenhuma agressão ao meio ambiente. Com a utilização do aço em estruturas, evita-se o uso da madeira nas construções civis, ocorrendo a diminuição da poluição sonora e do solo, gerados pelos equipamentos de manuseio.

Além disso, o canteiro de obras fica bem mais organizado, pois não há acúmulo de areia, cimento e outros.

CCS: UTILIZANDO O AÇO PARA SOLUÇÕES INTELIGENTES

A flexibilidade do aço permite aos nossos engenheiros projetistas criarem soluções em aço na construção de ferramentas que serão utilizadas em importantes atividades da nossa economia.

A CCS também participa no processo do crescimento da construção civil, fabricando soluções inteligentes, sendo considerada uma das maiores fabricantes de máquinas para a construção civil, pavimentação e mineração.

Um dos nossos principais portfólios é a produção de grandes conjuntos para este segmento, atuando em suas diversas fases, desde a preparação e nivelamento do solo, movimentação de materiais até a finalização das obras. 

Entre os principais produtos fabricados para a construção civil, pavimentação e mineração, estão as peças para Motoniveladora, Trator de Esteira, Escavadeira, Retroescavadeira e Carregadeiras.

Outra atividade em que a CCS atua é no segmento agrícola, fabricando peças e conjuntos de médio e grande porte, que serão utilizadas nas diversas fases da produção agrícola.

Em razão da flexibilidade do aço conseguimos criar estruturas de alta complexidade para tratores, plantadeiras de grãos, pulverizadores, tratores, colhedoras de cana, colheitadeira de grãos e muito mais, atuando desde a preparação do solo até o momento da colheita e o transporte dos alimentos.

A CCS também está presente no segmento logístico produzindo soluções em aço, como chassis e componentes para empilhadeiras elétricas e a combustão para grandes centros de distribuição como, WallMart, Magazine Luiza, Mercado Livre, entre outros.

Produzimos peças de aço de alta complexidade personalizadas, conforme as demandas de nossos clientes, obedecendo rigorosamente às normas técnicas e garantindo a qualidade de nossos produtos, com uma rigorosa segurança, salvaguardando a integridade dos equipamentos e de nossos colaboradores.

O que nos distingue e nos qualifica como uma empresa inovadora, além de nossos colaboradores altamente especializados, são nossas certificações ISO 9001 e ISO 14001, que mostram o nosso comprometimento com a qualidade e a melhoria contínua de nosso sistema integrado de Gestão.

Esta é a razão pela qual a CCS tem orgulho em participar do progresso e desenvolvimento destes segmentos tão importantes para a sociedade, que transformam a economia a benefício de toda a humanidade.
Nós, da Família CCS acreditamos que só podemos mudar o mun

Rolar para cima