SUSTENTABILIDADE: UMA MARCA DA CCS

A sustentabilidade é uma marca da CCS, assim como deve ser para qualquer organização, que queira participar do mercado no qual estamos inseridos.

Nos últimos anos, um dos grandes desafios das empresas é conseguir implementar a sustentabilidade em seus processos, mas gradativamente essa questão vem ganhando relevância no mercado corporativo.

A sustentabilidade empresarial baseia-se num conjunto de práticas que visam promover o desenvolvimento sustentável da produção e dos serviços, por meio de ações conscientes no âmbito das políticas sociais e ambientais.

Desta forma, o conceito de sustentabilidade empresarial inclui atitudes que vão além da proteção ambiental, incluindo iniciativas econômicas e sociais que impactam e geram benefícios internos e externos para as empresas que assumem este comprometimento.

O QUE É A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL?

O conceito de sustentabilidade empresarial ou corporativa é uma estratégia que visa fazer crescer os negócios de forma equilibrada e responsável, com respeito pelo meio ambiente e pela sociedade.

Esta estratégia é composta de práticas que englobam ações, políticas e programas voltados ao desenvolvimento sustentável, focando em um crescimento sem causar impactos socioambientais.

Os principais objetivos da sustentabilidade empresarial é a preservação dos recursos naturais, bem como compensar possíveis impactos ambientais com iniciativas que promovam a sustentabilidade.

A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E SEUS BENEFÍCIOS

Assumir o comprometimento pela sustentabilidade empresarial acaba por trazer várias vantagens competitivas para as organizações, sendo que a mesma influência na relação com os consumidores.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas — FGV, os brasileiros estão mudando seus hábitos em prol do meio ambiente e isso se reflete diretamente no mercado corporativo.

Conforme os dados coletados, quase um terço dos consumidores brasileiros (23%) afirmaram que mudaram seu comportamento devido a preocupações ambientais, com 41% dos entrevistados afirmando que as mudanças ainda não são definitivas.

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, as empresas precisam adotar procedimentos e inovar processos e produtos, investindo em soluções voltadas à redução dos impactos ambientais.

As principais vantagens da sustentabilidade empresarial denotam a necessidade urgente para que todas as organizações se enquadrem neste perfil, para assegurar não só a sobrevivência do planeta, mas a sua própria continuidade.

  1. VANTAGEM COMPETITIVA

Esta é definitivamente uma grande e importante vantagem da adoção de práticas sustentáveis ​​numa empresa. Os consumidores modernos estão cada vez mais exigindo uma atitude sustentável das organizações, como mostra outro estudo da Mckinsey em que 85% dos brasileiros afirmam se sentir melhor quando compram produtos considerados sustentáveis.

Investir em práticas sustentáveis abre uma série de oportunidades de negócios, tornando-se uma vantagem corporativa para as empresas que adotam ações ambientais e sociais.

  1. REDUÇÃO DE CUSTOS

A redução de custos é outro benefício gerado pelas práticas sustentáveis, que além de gerar economia para as empresas, também colaboram com o meio ambiente. Destacamos abaixo, algumas dicas que podem e devem ser adotadas, visando a redução de custos na produção ou nos serviços oferecidos pelas organizações:

  • Desperdício de água: a água é um recurso essencial para a manutenção da vida humana, dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável. A reutilização da água eficientemente, o aproveitamento das águas das chuvas, serviços de saneamento básico, a manutenção preventiva das tubulações, entre outras, visando o uso racional da água;
  • Eficiência energética: máquinas e motores, aparelhos domésticos, impactam muito na conta de energia. Para evitar este tipo de desperdício, planeje sua produção para otimizar o uso dos equipamentos, busque por fontes de energia alternativas, como a energia solar, lampadas LED e outros, que minimizem os recursos energéticos;
  • Gerenciamento de resíduos sólidos: para reduzir a geração de resíduos sólidos, é importante adotar medidas que promovam o maior aproveitamento de matéria-prima, redução de sobras, padronização de produtos, utilização de embalagens ecológicas, entre outras medidas.
  1. MELHORIA DA IMAGEM DA EMPRESA:

Não basta mais uma empresa produzir somente excelentes resultados financeiros, é preciso estar alinhada com os objetivos do mercado global, em questões ambientais e sociais, criando uma empatia com a marca, fortalecendo-a e tornando-a visível no mundo corporativo.

A sustentabilidade significa exercer uma papel ativo na sociedade, com responsabilidade, não ficando atrelado a resultados, números e vendas, mas a iniciativas sustentáveis que conectem os colaboradores e todos os envolvidos em uma cadeia produtiva.

  1. ATRAÇÃO DE NOVOS INVESTIDORES:

A atração de novos investidores é uma das consequências naturais do fortalecimento da reputação da marca, já que os mesmos estão cada vez mais interessados em empresas que buscam desenvolver os princípios da ESG.

As empresas que desenvolvem os princípios da ESG, estão comprometidas com a sustentabilidade e sua capacidade de integrar questões ambientais, sociais e econômicas, minimizando os riscos, promovendo a transparência das informações e tornando o negócio mais seguro e contribuindo para a confiabilidade dos investidores.

  1. SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

Outro aspecto importante que é um benefício primordial, diz respeito a satisfação dos colaboradores de uma organização, afinal de contas, são eles que movimentam o negócio de qualquer empresa, são as ferramentas essenciais.

Construir um ambiente atrativo e funcional para os colaboradores, promovendo a saúde física e mental, treinamento e desenvolvimento para a capacitação profissional, criar planos de carreira, promover uma cultura inclusiva, entre outros, sinaliza a valorização do capital humano.

Isso ajuda na construção de um negócio sustentável, pois ao reconhecer os valores dos colaboradores, ocorre a diminuição da rotatividade, estimula a retenção de talentos e abre uma prerrogativa para a atração de novos talentos.

SUSTENTABILIDADE: UMA MARCA DA CCS

A CCS tem em sua história uma capacidade nata para a transformação, inovando com tecnologias de primeira grandeza, para aprimorar nossos produtos e serviços, qualificando-os em qualidade e segurança.

Para isso, contamos com um sistema de gestão ambiental, que está respaldado em nossa certificação ISO 14001, além de um conjunto de padrões e boas práticas estabelecidas pelo conceito da ESG, que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

O conceito ESG, está diretamente ligado ao universo dos investimentos, é o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão de negócios, onde a transparência e a ética são essenciais para assegurar a competitividade e a perenidade de uma empresa.

A CCS conta com uma governança corporativa baseada em um Sistema de Gestão Integrada com o intuito de promover a otimização dos processos internos, tornando-os mais ágeis, objetivos e precisos, atuando preventivamente em condutas que possam oferecer riscos à imagem e à reputação de nossa empresa.

Nossos colaboradores são estimulados a participarem ativamente das boas práticas sustentáveis, que vai desde as atitudes mais simples e corriqueiras, como a coleta seletiva do lixo, ao reúso da água, reciclagem de insumos para a produção, a utilização de equipamentos de baixo consumo de energia, entre outros.

Da mesma forma, promovemos ações na comunidade onde estamos inseridos, para uma maior conscientização da importância da sustentabilidade para o planeta e para a sociedade, apontando a responsabilidade que cabe a cada um de nós, em deixar um futuro saudável para as próximas gerações.

A CCS não só promove a transformação do aço em soluções, promove a transformação de vidas, moldando-as a buscarem o melhor para si mesmas, cooperando mutuamente para a construção de um mundo melhor.

Rolar para cima