A ética e a transparência fazem parte dos pilares da CCS e, não é nada novo em nossa empresa, são valores que norteiam todas as nossas ações desde a nossa fundação, valores inalienáveis como a honestidade, o respeito e a responsabilidade social.
São os ensinamentos deixados pelo nosso fundador Sr. Almir Ciarrocchi, mais que um legado, são exemplos de uma vida primada pela honradez e pelo caráter, com valores que superam regras, porque foram vivenciadas no coração generoso, que acreditava na caridade, na perseverança, no pensamento positivo e no lema de que tudo é possível.
Se a CCS hoje representa este grande conglomerado, é graças a base sólida implantada pelo nosso fundador e ao seu espírito empreendedor, enraizados em nossa história, pelo constante aprimoramento, na busca pela inovação e novas tecnologias, no engajamento de pessoas e no comprometimento com os clientes.
Uma empresa com base sólida e valores indissolúveis é o que nos capacita a vencer todos os desafios.
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E A TRANSPARÊNCIA NO MUNDO EMPRESARIAL
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, onde a transparência e a responsabilidade social, representam a meta das corporações, priorizando a ética em todas as transações comerciais, não só para a preservação de sua reputação, mas também para a retenção de talentos.
Quando ocorrem problemas relacionados à ética profissional, as consequências são desastrosas, prejudicam o engajamento dos colaboradores, o clima organizacional, trazendo prejuízos tanto econômicos como reputacionais para a empresa.
A ética no ambiente de trabalho é o que norteia o comportamento dos colaboradores, adaptando-os aos valores e princípios da empresa e qualquer desvio acaba comprometendo a harmonia e desempenho dos mesmos.
Já a transparência nas empresas está relacionada a como as diretrizes éticas da empresa são transmitidas aos seus colaboradores, visando uma maior visibilidade e clareza.
Assim, podemos concluir que a ética empresarial é que pode determinar a moral e a conduta dos colaboradores no ambiente organizacional.
A ÉTICA E A TRANSPARÊNCIA COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Não há dúvida que a ética e a transparência têm se provado um diferencial competitivo sustentável para as empresas do mundo.
A transparência nas relações comerciais representa um pilar essencial para a construção de ambientes corporativos éticos e honestos.
Isto fica evidente, a partir do momento em que as empresas adotam medidas para a divulgação de informações relevantes, estabelecendo políticas claras de compliance, implementando auditorias periódicas e promovendo a ética em todos os níveis da organização.
Além disso, investir em canais de comunicação transparentes e abertos para receber o retorno dos colaboradores, contribui para construir uma reputação consistente e permanente.
Assim, é possível transformar a transparência em um diferencial competitivo, fortalecendo a confiança no mercado e definindo relações mais sólidas e duradouras com clientes, colaboradores e parceiros de negócios.
As empresas que adotam uma política de transparência e valores éticos, não adotam apenas práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de produção, mas também são evidenciadas pela transparência em relação às suas ações e nos impactos positivos que promovem ao meio ambiente e na sociedade.
Essas ações acabam fortalecendo a confiança dos consumidores na marca, além de atrair talentos e investidores, que estejam alinhados com seus valores.
É essencial compreender que a transparência não é apenas uma questão de cumprir com regulamentações, mas uma estratégia vital para construir uma reputação sólida e manter relacionamentos saudáveis com colaboradores, clientes e parceiros de negócios.
Além disso, é necessário estabelecer ações que sejam possíveis de serem cumpridas, em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, que demonstre o comprometimento real de qualquer empresa com essas questões.
Essas ações não apenas atraem consumidores engajados com valores sustentáveis, mas também com seus colaboradores e toda a cadeia produtiva envolvida, ao demonstrar a existência de uma ética e transparência efetiva, solidificando relações comerciais concretas e definitivas.
Ademais, a transparência e ética nas relações de negócios são essenciais para a prevenção de fraudes, corrupção e práticas antiéticas.
Ao atuar com transparência e ética, as empresas demonstram comprometimento com a integridade e a responsabilidade social, evitando situações que comprometam a credibilidade do mercado e a confiança dos clientes e investidores.
A CCS estabelece em sua governança corporativa, códigos de conduta e promove uma cultura organizacional baseada em valores éticos, alicerçada em uma transparência autêntica, onde a ética está incorporada e faz parte do DNA da CCS.
COMPLIANCE: ÉTICA E TRANSPARÊNCIA DA CCS
O programa Compliance da CCS atua preventivamente em todas as atividades e condutas que possam ocasionar riscos à imagem e reputação da empresa e de seus colaboradores, clientes e fornecedores, com pautas embasadas na ética e na transparência, adotando as melhores práticas de governança corporativa, sustentada pelo nosso Código de Ética e Conduta.
A cultura organizacional de uma empresa define os valores, normas e práticas que determinam o comportamento dos colaboradores. Quando a ética é o pilar central dessa conduta, a empresa cria um ambiente de confiança e respeito mútuo e se torna essencial para atrair e fidelizar talentos, que estejam imbuídos com estes valores.
A CCS promove uma cultura inclusiva, onde a diversidade e a inclusão são conceitos fundamentais para gerar inovação e pertencimento dentro da nossa empresa.
Nosso principal objetivo é criar um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo, com igualdade de oportunidades e de crescimento profissional em nossa organização.
Com este intuito promovemos programas de treinamento e desenvolvimento pessoal de forma individual com foco nas necessidades específicas do cargo, atendendo às normas de segurança e qualidade.
Além disso, promovemos treinamentos motivacionais, programas de formação, coaching executivo, desenvolvimento de liderança, dentre outros programas visando o crescimento pessoal e profissional de nossos colaboradores.
Cuidamos de nossos colaboradores por meio de benefícios relacionados ao seu bem-estar, com planos médicos e odontológicos, ambientes de trabalho seguros, modernos e agradáveis.
A CCS atua com responsabilidade social, com os seus colaboradores, com o meio ambiente e com a comunidade onde estamos inseridos, promovendo ações de conscientização de proteção ao meio ambiente e ações voluntárias de auxílio às comunidades e instituições, ajudando-as em suas necessidades.
Valorizamos o nosso capital humano, criando um ambiente de confiança e respeito mútuo, onde todos possam desenvolver seus potenciais sem comprometer seus princípios morais ou transgredir os valores éticos que norteiam todas as ações da CCS.
A CCS tem seus valores pautados na ética e na transparência, com critérios de integridade que são os alicerces de uma base sólida e duradoura, atitudes que nos posicionam no mercado como uma das maiores empresas do mundo no segmento de transformações de metais.
Nossos valores são mais que compromissos, fazem parte do DNA da CCS, estamos constantemente focados na satisfação de nossos clientes, na segurança e na saúde de nossos colaboradores, interagindo com respeito e honestidade em todas as nossas relações.
A CCS está em constante movimento, buscando por novos aprendizados e inovação, com disciplina e foco nos resultados, pois o nosso grande objetivo final é fazer pessoas melhores e felizes.
É assim que acreditamos em nosso propósito: “Melhorar o mundo através da transformação do aço, das nossas ideias e de nós mesmos”