TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA CCS

Estamos vivendo em um mundo globalizado e altamente competitivo, onde o treinamento e desenvolvimento de pessoas, tornou-se o centro principal de todas as organizações, como uma vantagem competitiva.

Diante de tantas inovações geradas pelas tecnologias, a educação acadêmica já não é suficiente para preparar as pessoas para os desafios do mercado de trabalho atual, que está em constante transformação.

Mediante este cenário, as organizações começaram a considerar o desenvolvimento de pessoas como um fator essencial para o crescimento das empresas na totalidade, baseado na premissa de que o seu principal ativo, são as pessoas.

São elas que geram riquezas, que produzem, que transformam e, sem elas, qualquer empresa que vise o crescimento financeiro de forma sustentável, é essencial a participação de colaboradores capacitados e engajados, para alcançar as melhores posições no mercado.

O QUE É TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Embora treinamento e desenvolvimento sejam processos interligados entre si e com foco na gestão de pessoas visando o crescimento corporativo, possuem definições próprias e fins específicos.

A principal diferença entre os dois programas é com relação ao foco e a duração de cada processo. Conheçamos a diferença entre eles:

TREINAMENTO: 

O treinamento de pessoas é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento de competências específicas para exercer determinados cargos na organização.

Os principais objetivos do treinamento de pessoas são: o aumento da qualidade, da produtividade, da inovação, do engajamento dos colaboradores, melhorando a tomada de decisões e a reputação da empresa, resultando em um alto padrão de qualidade da organização.

O treinamento de pessoas tem um foco predeterminado e bastante específico com resultados a curto prazo sendo colocados em prática quase de imediato, logo após a aplicação da ferramenta.

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento de pessoas é um processo mais profundo, visando o crescimento dos colaboradores e ampliando suas perspectivas, permitindo-lhes uma visão global e ampla de todos os processos.

Assim, o processo não fica restrito apenas às competências necessárias às funções dos colaboradores, proporcionam ferramentas para a resolução de problemas e como lidar com situações inesperadas, auxiliando na aplicação dos conhecimentos e habilidades em diversas atividades, visando não somente o crescimento profissional, mas, também o crescimento pessoal.

É um processo mais longo que traz um impacto positivo no crescimento e no sucesso da organização.

POR QUE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SÃO IMPORTANTES?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas em qualquer organização, independentemente da sua dimensão e atividade, só pode trazer resultados positivos em todos os aspectos.

O principal objetivo destes processos ou técnicas é reduzir os gaps, ou seja, a distância entre as competências que os colaboradores possuem e as que devem ser desenvolvidas, melhorando o desempenho individual e profissional, permitindo-lhes contribuir para o alcance de melhores resultados na organização.

Existem muitas categorias de treinamento e desenvolvimento de pessoas, citaremos algumas delas:

  1. Treinamento de integração ou onboarding: este treinamento é o início de tudo e deve ser bem trabalhado, é o processo de integração de novos funcionários à cultura, a rotina e as equipes na organização. O onboarding, termo em inglês que significa “embarque”, tem a responsabilidade de capacitar e treinar os novos colaboradores, cuidar da sociabilização com todos os integrantes, alinhando valores e rotinas entre o colaborador e a empresa, criando vínculos de pertencimento entre ambos. Os benefícios são importantíssimos: ocorre a diminuição do tempo de adaptação, acelera o engajamento, melhora a retenção de talentos, o aumento da produtividade, etc.;
  1. Treinamento técnico ou hard skills: aqui o foco principal é desenvolver habilidades e competências específicas para uma determinada função. As hard skills são competências que podem ser adquiridas mediante cursos, treinamentos, workshops, além da formação tradicional. As hard skills auxiliam na otimização de recursos, agilidade na execução das tarefas e minimização de erros;
  1. Treinamento comportamental ou soft skills: o objetivo do soft skills é desenvolver habilidades comportamentais para melhorar a comunicação, a interação humana e as relações interpessoais, criando um ambiente colaborativo saudável, com o fortalecimento de equipe e uma cultura positiva e inclusiva, que gere a satisfação e a retenção dos colaboradores. O desenvolvimento de soft skills como a empatia, a paciência, liderança e a resiliência, entre outras, fazem parte importante do treinamento. A retenção de talentos, segundo o livro “A regra é não ter regras”, dos autores Reed Hastings e Erin Meyer, faz uma abordagem sobre a densidade de talentos e sua importância para o aumento da produtividade, criatividade e do engajamento interno. E conclui que o alto nível de competência das equipes, está intrinsecamente associado ao investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas

Numa infinidade de treinamentos e desenvolvimentos de pessoas, podemos mencionar os treinamentos de liderança, motivacional, segurança no trabalho, de reciclagem, de qualidade, entre outros. 

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA CCS

A CCS tem vários programas de treinamento e desenvolvimento para nossos colaboradores, sendo eles o nosso principal ativo e responsáveis pelo crescimento e o sucesso de nossa organização.

Proporcionar um ambiente harmonioso e colaborativo, contribui para a qualidade de vida de nossos colaboradores, influenciando no bem-estar físico e emocional de todos, ocasionando impactos positivos nos resultados da empresa, como, o aumento da produtividade, a redução do absenteísmo, a retenção de talentos entre outros benefícios.

A CCS estimula o crescimento de nossos colaboradores mediante vários programas, um deles é o Evoluir, que estimula o acesso às oportunidades para todos os colaboradores, com um tratamento justo e igualitário, independente de suas características e origem.

Temos um programa voltado para a questão do pertencimento, algo tão necessário e valioso para a construção de um ambiente mais inclusivo — o Programa PertenSer, que agrega valores e compartilha experiências como a empatia e o respeito, valorizando a singularidade de cada pessoa, como algo único e especial.

Outro importante programa que a CCS promove é o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que tem por objetivo a formação de líderes que saibam inspirar e promover transformações e mudanças, aprimorando as habilidades de nossos colaboradores, com enfoque no crescimento contínuo, que vai além da gestão de tarefas, uma liderança que inspira diariamente a abertura de novos caminhos, fazendo a diferença na vida das pessoas e da organização.

A CCS promove projetos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, por meio de palestras, workshops, vivências e programas que acolham além da diversidade, grupos específicos como o Empodera uma iniciativa de mentoria para potencializar o talento de nossas colaboradoras, auxiliando-as a reconhecer o potencial que existe em cada uma, desenvolvendo suas aptidões e aprimorando-as, evidenciando o empoderamento feminino.

Mencionamos apenas alguns programas, das muitas iniciativas que a CCS oferece para seus colaboradores, permitindo que todos tenham acesso à informação e ao desenvolvimento pessoal e profissional, além de todos os benefícios visando o bem-estar físico e mental.

A CCS acredita na valorização das pessoas — um comprometimento que muito nos honra e nos impulsiona a evoluir sempre, na qualidade de nossos produtos e serviços ou na qualificação de nosso capital humano.

A consequência de nossa dedicação resulta na síntese das nossas qualificações: somos uma das maiores empresas do mundo no segmento de transformações de metais e uma das melhores empresas para trabalhar em nosso país.

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